COTIDIANO OPINIÃO MENSAGENS RECLAMAÇÕES

PM apreende arma de valor histórico

Na última terça-feira, 08 de julho, em operação area limpa no bairro Cidade Mineira Nova, a GU da Cavalaria , juntamente com a guarnição do progresso, ao passar pela Av. Metropolitana abordou 7 pessoas, entre elas 2 mulheres, que estavam todos reunidos em uma academia ao ar livre. Foi realizado a busca pessoal e consultado os nomes porem apesar de todos terem passagens por ocorrência policial ate o momento nada havia sido constatado de errado. Foi verificado que um dos abordados estava extremamente nervoso e tremulo, momento em que foi iniciado uma busca em toda a area da praça. 
Para a surpresa na guarnição, em uma lata de lixo seletivo foi encontrado uma pistola 7,65 com 4 munições. 



O masculino G.B.S, de 18 anos, que estava próximo a lixeira e coincidentemente o que estava nervoso e tremulo, foi conduzido juntamente com a arma para a central de policia, onde foi tomada as providencias decorrentes.
No momento da ocorrência, não foi possível identificar a arma, devido a mesma estar com a numeração, marca e modelo totalmente raspados.
Não contente com a surpresa de encontrar uma arma desconhecida, ao chegar em casa o policial que estava na ocorrência resolveu procurar o modelo em um site de buscas e o resultado foi surpreendedor. Tratava-se de uma  pistola belga FN Browning modelo 1900 cal 7,65, provavelmente furtada de algum colecionador. Indo mais a fundo na pesquisa só para titulo de conhecimento, foi verificado que foi exatamente esse modelo de arma utilizado no atentado ao Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, em 28 de junho 1914. Evento que desencadeou a primeira guerra mundial. Arma de grande valor histórico que inclusive não pode ser destruída por ser protegida por lei e deve ser encaminhada para museu definido pelo governo federal.

Fonte: www.pc.pi.gov.br/noticia.php?id=1415

Respeitosamente,

Sd Gisele Delfino
Seção de Comunicação Social
9º Batalhão de Polícia Militar