Angelina Jolie nasceu em 4 de junho de 1975, em Los Angeles, EUA.
Ela é conhecida por ser uma pessoa de hábitos exóticos. Além de criar ratos e colecionar punhais, ela andava com um pouco do sangue do ex-marido, o ator Billy Bob Thornton, em um vidrinho pendurado no pescoço, quando os dois eram casados.
Eles se conheceram em um set de filmagem em 2002 e se casaram na cozinha da casa dela poucas semanas depois. Certa vez, Thornton declarou que, vendo a esposa domir, teve vontade de "apertá-la até a morte". Ela achou o desejo "a coisa mais romântica que alguém podia ouvir". Os dois se separaram em maio de 2003.
A atriz foi casada outras duas vezes. A relação com o primeiro marido, um roqueiro punk, acabou depois que ele lhe deu uma facada na barriga. No segundo casamento, com o ator Johnny Lee Miller, ela usou como vestido de noiva uma camiseta com o nome dele escrito com o próprio sangue.
Aos 22 anos, Jolie assumiu que é bissexual e que tinha um caso com a atriz Jenny Shimizu. Na época, ela ainda era casada com Jonny Lee Miller.
O relacionamento de Angelina com seu irmão James Haven Voight causou muita polêmica. Os dois viviam fazendo declarações de amor e dando beijos ardentes em público.
Foi eleita Embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
Depois de uma viagem ao Camboja, Jolie declarou à imprensa que desenvolveu o gosto por comer insetos. "Já comi baratas, grilos e larvas de abelha. Você pode comê-los com recheio de amendoim. Eu gosto. Eles são realmente cheios de proteínas", disse.
Ela adotou um bebê cambojano chamado Maddox que conheceu durante as gravações de Amor sem Fronteiras (2003). Em 2005, voltou a fazer o mesmo com a Zahara, uma menina nascida na Etiópia.
Fotos da atriz com os seios à mostra começaram a circular na internet em dezembro de 2004. As imagens feitas para o filme Pecado Original, em que Jolie contracena com Antonio Banderas, foram cortadas da versão final do filme.
A atriz foi apontada pela imprensa como um dos motivos do fim do casamento do ator Brad Pitt com Jennifer Aniston. Jolie e o galã contracenaram em Sr. e Sra. Smith (2005).
O casal passou bastante tempo escondendo seu relacionamento, mas em dezembro de 2005 a atriz entrou com um pedido à corte dos EUA para que Pitt se tornasse o pai adotivo de Maddox e Zahara.
Além de Maddox e Zahara, eles têm mais quatro filhos: Pax Thien, adotado no Vietnã, Shiloh, primeira filha biológica do casal, e os gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline, também filhos biológicos.
A pequena Shiloh chama a atenção por gostar de se vestir como menino. Angelina apoia, pois acredita que os pais devem encorajar seus filhos a se expressarem. Segundo a atriz, “a sociedade sempre tem algo a aprender no que diz respeito à forma que julgamos uns aos outros”.
Jolie contou à revista Cosmopolitan que só teve relações sexuais com quatro homens. Ela citou seu atual marido Brad Pitt, além de Billy-Bob Thornton e Johnny Lee Miller. O quarto, segundo ela, foi um namorado da adolescência que "não causou muita emoção".
A atriz tem 13 tatuagens. Entre elas estão um coelho (no bumbum). Tinha o nome do ex-marido, Billy Bob Thornton, no braço esquerdo, mas apagou. No lugar, tatuou as coordenadas geográficas dos locais onde nasceram seus filhos. Tem também uma tatuagem na coxa feita em homenagem a Brad Pitt.