Informamos que após mais de dois meses de investigação a DIC de Criciúma desmantelou uma quadrilha de traficantes de drogas que agia nos bairros Progresso, Jardim União e Cidade Mineira, nesta cidade.
As investigações se iniciaram no final do mês de fevereiro do corrente ano após atentado realizado contra o Presídio Regional de Criciúma (disparos no portão) e tinha como objetivo inicial identificar integrantes da facção criminosa PGC que estavam atuando na cidade.
Através das investigações descobriu-se que o detento MARCELO MACHADO DOS SANTOS, vulgo “seco”, de 33 anos, natural de Criciúma, que à época estava cumprindo pena na Penitenciária de Chapecó, era um dos líderes do PGC e estava tentando implementar em Criciúma um núcleo do grupo.
Uma das formas de MARCELO conseguir dinheiro para a facção era através do tráfico de drogas, verificando-se então que mesmo de dentro da Penitenciária de Chapecó, distante mais de 500km de Criciúma, ele coordenava o tráfico nos bairros Progresso e Cidade Mineira nesta cidade.
A primeira pessoa a ser presa da quadrilha foi LUIZ FERNANDO PANDOLFI, vulgo “morrango”, 21 anos, responsável pelo tráfico do bairro Progresso. “MORRANGO” foi preso em flagrante na data de 28/03/12 em operação realizada pela DIC que resultou na apreensão de maconha, crack, balança de precisão e uma pistola 380 com numeração de série suprimida.
Na data de 02/05/12 a DIC de Criciúma realizou nova operação objetivando prender o outro braço do grupo que atuava no bairro Jardim União, liderado por HENRIQUE DE OLIVEIRA MATIAS, 23 anos, e no bairro Cidade Mineira, liderado por DIEGO DIAS CASTRO, 21 anos.
Tal operação resultou na prisão em flagrante de HENRIQUE DE OLIVEIRA MATIAS, sendo apreendido na lanchonete de sua propriedade 200g de crack e R$ 711,00 em dinheiro. Na mesma data foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa de DIEGO DIAS CASTRO, resultando preso em flagrante LUCAS NAPOLEÃO, 21 anos, que trabalhava para DIEGO na venda da droga, sendo apreendido no local 8 pedras crack, maconha e R$ 144,00.
DIEGO não foi localizado na operação de 02/05/12, sendo representado por sua prisão preventiva, que foi deferida, sendo o mandado de prisão cumprido na tarde de ontem (09/05/12), nesta delegacia, após ter comparecido a uma intimação.
O líder da quadrilha, MARCELO MACHADO DOS SANTOS, foi interrogado na Penitenciária de Itajaí, para onde foi recentemente transferido e lá deverá permanecer até os 65 anos de idade (em razão de condenações por roubo e tráfico de drogas), ocasião na qual permaneceu calado e disse que só se manifestará em juízo.
Todos os investigados negaram ter envolvimento com a facção criminosa PGC, não havendo até o presente momento informações concretas de que existam núcleos de tal organização na cidade de Criciúma.
MARCELO, HENRIQUE, DIEGO, LUCAS e “MORRANGO” estão sendo indiciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha.