Textos: Redação Fotos: Renan Medei

Uma confusão quebrou a rotina do centro de Cocal do Sul no início da tarde desta segunda-feira. Representantes dos professores da rede municipal de ensino, que estão em greve, entraram em confronto com a Polícia Militar, na Rodovia SC-108, em frente à Prefeitura.
Segundo Ailson Valentim Tournier, ele e outros quatro sindicalistas estavam no local, com uma churrasqueira montada na frente da Prefeitura, quando um policial militar tentou removê-la dali. “Quando chegamos para impedir, eles já apontaram o revólver. Estavam em uns oito, não precisava disso tudo. Parecia que eles estavam usando tática de guerra”, relatou. Três sindicalistas foram levados até a delegacia para prestar depoimento.
Os policiais ainda usaram spray de pimenta. O mais atingido pela arma foi Edegar Generoso, diretor do Sindicato dos Bancários. “Eles queriam levar a Bárbara (presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Criciúma e Região) para a delegacia. Eu fui intervir e vieram com spray de pimenta”, comentou.
Vereador é atingido por bala de borracha
O vereador criciumense Ivan Westphal, o Camisa, foi um dos atingidos por munição de borracha. “Quando as cidades precisam da polícia nunca tem”, desabafou.
Segundo o capitão Valdeci de Oliveira da Silva, comandante da Polícia Militar de Cocal do Sul, os policiais não abusaram da violência. “Precisamos chamar reforço de toda a região, acredito que uns 20 policiais tenham vindo. A PM usou dos meios disponíveis, trabalhando com armas não letais para conter o tumulto. O que não se pode aceitar é que o policial apanhe durante o seu trabalho e não faça nada”, argumentou. O oficial ainda manifestou o desejo de que o impasse entre professores e Prefeitura acabe logo.
Nossa reportagem tentou contato telefônico com o prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto, mas a ligação caiu na caixa postal. Em nota oficial emitida logo que a greve teve início, a Prefeitura salientou que nenhum professor da rede municipal recebe menos que o piso estabelecido por lei.
GALERIA DE FOTOS
Fonte - Clica tribuna